top of page

Minicursos:

Os participantes que quiserem se inscrever em algum minicurso deverão fazê-lo por meio do formulário disponibilizado na aba “inscrições” deste site. Cada minicurso terá um número limitado de vagas e só há a possibilidade de inscrição em apenas um deles, pois todos acontecerão no mesmo dia e horário. As inscrições serão aceitas conforme a ordem em que forem realizadas. A comissão organizadora entrará em contato com os participantes cujas inscrições não possam ser confirmadas por causa do número máximo de participantes.

​

1) Criando possibilidades educacionais dialógicas em tempos de mídias digitais e móveis - Profa. Dra. Cíntia Boll (UFRGS)

Resumo: Considerando os conceitos de atrator, premissa, argumento e espectador iremos identificá-los nas mídias e criá-los em novas mídias fortalecendo a dialogia necessária em tempos de mobilidades educacionais.

Máximo de inscritos: -- pessoas

Local: Sala 301 C / Bloco C.

​

2) Análise de Discurso em sala de aula - Profa. Ma. Mary Stela Surdy (UFFS); Profa. Ma. Andreia Signori (UFFS); Profa. Mariele Zanotto (UFFS)

Resumo: O objetivo deste minicurso é o de apresentar uma proposta metodológica para o trabalho com a Análise de Discurso em sala de aula a partir da interpretação de gêneros digitais (memes e posts) publicados em redes sociais. Para isso mobilizaremos o aporte teórico da Análise de Discurso de orientação franco-brasileira, com ênfase na discussão das relações entre língua e história. A partir dos gestos de interpretação propostos no minicurso, pretendemos problematizar questões relacionadas à lingua(gem), ideologia, discurso e o ensino de língua(s).

Máximo de inscritos: 20 pessoas

Local: Sala 209 A / Bloco A.

​

3) Mente flexível e funções cognitivas executivas: suas relações com o leitor e a leitura - Profa. Dra. Claudia Finger-Kratochvil (UFFS); Profa. Ma. Francine Garghetti (UFFS); Profa. Ma. Jakeline Mendes (UFFS)

Resumo: As Funções Executivas (EF) incluem três capacidades nucleares - flexibilidade cognitiva, memória de trabalho (ou de processamento) e controle inibitório - e ainda capacidades como atenção e planejamento. Diferentes estudos na área da Ciência da Leitura têm discutido o papel das capacidades da EF para a (compreensão em) leitura. Onde residem as funções executivas no nosso cérebro? O que é a memória de longo prazo? Qual o papel da memória de trabalho para a leitura? O que implica conhecer a função do controle inibitório para atividades que trabalham com muita informação e de natureza diferente? Por que se repete tanto a ideia de “ter foco”? Por que se afirma que a leitura é uma atividade complexa? Este minicurso tem por objetivo apresentar e discutir os conceitos, os componentes e as relações das funções executivas para o desenvolvimento do leitor e para a compreensão em leitura.

Máximo de inscritos: 20 pessoas

Local: Laboratório de Estudos Linguísticos, Lab. 02, sala 111, bloco 2

​

4) Artigo Acadêmico: planejamento, escrita e submissão - Profa. Dra. Tamiris Machado Gonçalves (UFFS); Profa. Dra. Mary Neiva Surdi da Luz (UFFS)

Resumo: Este minicurso visa a apresentar o gênero discursivo artigo acadêmico, abordar sua estrutura composicional e estilo, bem como discorrer sobre seus processos de submissão em periódicos da área de Letras.

Máximo de inscritos: 50 pessoas

Local: Auditório do Bloco C.

​

5) Multilinguismo na escola: Acolhimento de novos alunos imigrantes, adaptação da comunidade escolar e integração - Profa. Ma. Simone Raquel Bernieri (UFFS); Profa. Dra. Cristiane Horst (UFFS); Prof. Me. Mauriclei Pfeifer (UFFS)

Resumo: Com a intensificação de novos fluxos imigratórios, constitui-se, dinamicamente, cenários multilíngues. Este movimento diversifica o espaço escolar, agregando a ele a chegada de alunos bi/plurilingues, em que em muitos casos ainda não são falantes de português. Este panorama, emerge demandas em dois sentidos: a) de práticas de acolhimento e integração destes alunos imigrantes e b) iniciativas de preparação das instituições, seus profissionais, e já então alunos para adaptação e integração destes imigrantes à comunidade escolar. A proposta do minicurso é criar um espaço para apresentação de projetos já aplicados em contextos multilíngues e fomentar reflexões e criação de ações para as aulas.

Máximo de inscritos: 20 pessoas

Local: Sala 309 A / Bloco A.

​

6) Mediação de leitura na aula de Língua Portuguesa - Profa. Dra. Angela Derlise Stübe (UFFS); Prof. Dr. Valdir Prigol (UFFS)

Resumo: A partir da leitura do texto literário, com base na interlocução Literatura e Análise de Discurso, pretendemos propor uma aula que contenha quatro passos: a) leitura de um texto literário; b) produção de um texto escrito sobre algum tópico debatido em torno do texto literário; c) análise gramatical dos textos dos alunos e trabalho com um tópico que possa auxiliar na escrita do aluno; d) reescrita do texto.

Máximo de inscritos: 15 pessoas

Local: Sala 208 A / Bloco A.

​

7) Aproximações ao conceito de interculturalidade: insistir ou desistir? - Profa. Dra. Alejandra Rojas Covalski (UFFS)

Resumo: A paisagem da escola e da sociedade de algumas cidades do oeste de Santa Catarina está mudando, é o caso de Chapecó, que se tornou uma cidade multi/pluri/intercultural, o que implica, necessariamente, conhecer e integrar a cultura do Outro para, dessa forma, promover o respeito, a inclusão e a boa convivência, minimizando o choque cultural do imigrante, integrando-o na cidade que o acolhe. A proposta de este mini curso tem como objetivo aproximar os ouvintes para o conceito de interculturalidade crítica e assim promover uma reflexão sobre essa nova realidade, que permita estabelecer um olhar não dicotômico sobre a cultura e língua do Outro, pois essa visão conservadora, etnocêntrica e dicotômica traz exclusão e violência. Assim, de acordo com Candau, a visão que a maioria das culturas tem do Outro é dicotômica, "Uns são os bons, os verdadeiros, os autênticos, os civilizados, os cultos os defensores da liberdade e da paz. Os "outros" são maus, falsos, bárbaros ignorantes e terroristas [...]” (Candau, 2012, p.30). É esse binarismo o que leva as sociedades a tentar eliminar, neutralizar ou subjugar aquele que é diferente, o estrangeiro. Portanto, considera-se importante diluir essa dicotomia para poder ter uma aproximação aberta e concreta para essa realidade Outra.

Máximo de inscritos: 30 pessoas

Local: Sala 206 A / Bloco A.

bottom of page